quarta-feira, 3 de setembro de 2008

O congestionamento em Brasília





Projetada para ser a capital administrativa e política, em meados dos anos 50, Brasília prepara-se para mais um recorde. A cidade atingiu no dia 20 de maio de 2008 a impressionante marca de um milhão de carros. Se contarmos os veículos que circulam e que foram emplacados em outros municípios, esse número já ultrapassou há muito tempo.

Atualmente com quase 2,5 milhões de habitantes, a capital federal entrará para a lista das cinco localidades com a marca superior a um milhão de automóveis. Existem tantos automóveis lá que cabem todas as pessoas dentro dos veículos da cidade. Esta cidade, cujos criadores pensavam que teria apenas meio milhão de habitantes, possui outros recordes. Tais como, maior quantidade de telefones celulares por pessoa. Recebe cidadãos de todos os cantos do país. E, como conseqüência do número de carros, o trânsito começa a ficar congestionado. Antigamente as Avenidas da cidade eram mais tranquilas e as pessoas conseguiam se locomover tranquilamente, mas hoje em dia, devido à grande quantidade de veículos encontrados na cidade, locomover-se não tem sido mais a mesma coisa. Os motoristas não respeitam as leis nem nínguem.
Em Brasília é comum um casal com dois filhos ter quatro carros. Tudo isso por causa da deficiência do transporte coletivo. Nesta cidade não se chega a lugar algum sem um carro. O metrô tornou-se impossível de utilizar para quem mora no meio do trajeto. O jeito é o transporte individual.

As emissoras de tv estão bombardeando os cidadãos com publicidades de concessionárias e revendas de automóveis. A cada dia uma promoção. Uma facilidade para adquirir veículos novos ou usados em suaves prestações. Dizem que para comprar um carro não é preciso comprovar renda. O vendedor faz isso de olho em sua comissão. E três meses depois o incauto descobrirá que não tem recursos para a manutenção. O carro voltará para a financeira, seguirá para o depósito até ir a leilão.
Em Brasília é assim: se você sai de casa cinco minutos após determinado horário, cai num congestionamento e fica horas no trânsito.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ficou muito bom o blog de vocês! O assunto sobre trânsito foi bem colocado e bem convincente.

Alexia, Maria Gabriela, Rebeca disse...

O blog deveria conter mais informações sobre Brasília. A fonte e as imagens deveriam ser maiores para serem mais destacadas!

Marcela disse...

Brasília já está ficando como sao paulo, está o caos. Enquanto o governo não investir significantes no transporte público, isso nunca vai mudar. Tem que aumentar os subsídios e conversar sempre com os empresários para a melhoria do sistema de transporte, para assim abandormos essa rotina de vários carros nas ruas.

antonio disse...

Nosso não aguento mais o trânsito de Brasília, o GDF precisa fazer uma reforma no transporte público, urgente.